É mulher e trabalha com desentupimentos? Descubra aqui como prevenir problemas de saúde graves!

Atualmente é possível ver mulheres trabalhando em várias áreas que no passado só eram ocupadas por homens. O ramo de desentupimento é um deles!

Hoje em dia, muitas mulheres se tornaram empreendedoras na área de desentupimentos residenciais e comerciais, desempenhando um excelente trabalho. Mas esse serviço pode trazer muitos problemas para as mulheres, se elas não tiverem cuidado.

Um desses problemas é a contaminação com doenças graves. Afinal de contas, essa é uma profissão em que muitas vezes o contato com o esgoto é necessário. Você é mulher e trabalha com desentupimento? Então, descubra aqui como se prevenir de problemas de saúde graves.  

Principais problemas de saúde para a mulher que trabalha com desentupimento

Todos nós sabemos que o contato com o esgoto pode provocar muitas doenças, mas algumas delas são bem perigosas e se não forem tratadas logo, podem causar a morte da pessoa. Mulheres que trabalham com desentupimentos, muitas vezes podem ser contaminadas com algum agente infeccioso.

As principais doenças que muitas dessas mulheres geralmente contraem são:

Hepatite

A hepatite é uma doença grave e que pode ser causada através da contaminação de alimentos ou água. O mínimo contato já é o suficiente para contaminar, por isso, algumas mulheres que trabalham com desentupimentos contraem essa doença.

Leptospirose

A leptospirose também é um problema grave de saúde que a mulher pode enfrentar. Nesse serviço, é comum manipular caixas de gordura e encanamentos, nos quais os ratos transitam e deixam sua urina. Sem falar que é uma doença potencialmente mortal.

Como prevenir problemas de saúde graves no trabalho com desentupimento?

Uma empresa de desentupimento em Osasco, que possui em seu quadro de funcionários algumas mulheres desentupidoras, adotou algumas práticas de prevenção, além de:

Utilizar equipamentos de proteção individual

Os equipamentos de proteção individual são um direito de todo trabalhador, especialmente quem trabalha diretamente com esgoto e água suja. Por isso, a mulher que trabalha como desentupidora não pode deixar de lado nem sequer um desses equipamentos.

É fundamental utilizar luvas na hora do serviço, óculos de proteção para proteger contra respingos e roupas apropriadas para evitar o contato do esgoto com a pele. Além disso, utilizar botas específicas para esse trabalho é fundamental, pois não é qualquer bota que vai garantir a proteção contra a contaminação.

Verificar se os EPIs estão em bom estado

Além de ter os EPIs, é preciso verificar se estão em bom estado. Essa é a melhor forma de prevenção para a mulher que é desentupidora. Já imaginou fazer um desentupimento com a luva rasgada? Isso poderia trazer sérios problemas. Tirar tempo para verificar a condição de cada item é essencial.

Utilizar a ferramenta correta para cada serviço

Por fim, utilizar a ferramenta correta para cada tipo de serviço. Fazer improvisos pode colocar em risco a saúde da mulher.

Lavar muito bem as mãos

A mulher que trabalha com desentupimentos precisa constantemente lavar as mãos, pois algumas doenças podem surgir a partir do contato do membro sujo com um alimento. Sendo assim, não basta só lavar as mãos, mas sim, lavá-las muito bem.

Share this post